> Menu
 :: Expediente
 :: Apresentação
 :: Histórico da URI
 :: Extensão na URI
 :: Informes
 :: Artigos
 :: Notícias
 :: Normas Publicação
 :: Depoimentos
 :: Edições
 :: Links
 :: URI-Reitoria
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

      A EXTENSÃO NA URI

               

A extensão universitária constitui uma dimensão e função imanente e integrante do ser e do fazer universitário. Como atividade institucional está associada e integrada ao ensino e à pesquisa.

Na área de Extensão, a URI planeja suas atividades para o benefício  efetivo da comunidade, seja através de cursos,  de eventos, de treinamentos de recursos humanos e da prestação de serviços, seja atuando no desenvolvimento social e na preservação da cultura regional e do meio ambiente. Estas ações encontram-se inseridas em oito áreas temáticas, definidas pelo Plano Nacional de Extensão: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, e Trabalho.

As ações de extensão da URI distinguem-se pela investigação, diagnóstico e intervenção junto à comunidade interna e externa e são fundamentadas em valores éticos, os quais buscam contribuir para a construção da cidadania e para o seu efetivo exercício.   

Na era do conhecimento, a formação do indivíduo não se encerra dentro de uma sala de aula. É necessário que o acadêmico produza, vivencie e coloque em prática as técnicas e informações recebidas a serviço da sociedade.

Na URI as atividades de Extensão estão focadas na interação do estudante com a vida real solidária e participativa. Os professores desenvolvem suas atividades no sentido de preservar culturas, atender as minorias, reconstruir o patrimônio histórico, reurbanizar  e humanizar as cidades, preservar o meio ambiente,   contribuindo com o desenvolvimento sustentável.

Que isto nos estimule  a orientar sempre melhor e com mais coerência todos os nossos esforços na direção da sociedade que queremos e que o Brasil necessita.

A URI prossegue sua caminhada na esperança de formar pessoas à altura do seu tempo, engajadas na realidade, dotadas de espírito crítico e imbuídas da convicção de que é necessário um contínuo processo de aprimoramento e geração  do conhecimento. 

Vivências, Erechim. v.1, Ano 2, nº 4, p. 7-8. Maio, 2007; ISSN: 1809-1636