BREVE Histórico da URI - UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA
DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES

     A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – nasceu como resultado da integração de instituições de ensino superior isoladas, a partir do compartilhamento de ideais comunitários.

     Organizadas e coordenadas pela comunidade regional, sempre atentas às necessidades sócio-econômico-culturais de uma população, as instituições de ensino superior uniram-se e, juntas, construíram uma nova trajetória, vistos os contrastes então apresentados pela região. Assim, há mais de 15 anos, assumiram o compromisso do desenvolvimento pleno e integral da população a partir do resgate cultural e da recuperação econômica da região.

     No decorrer de sua trajetória, a busca e a concretização da marca institucional aconteceram no desempenho das funções básicas de ensino, pesquisa e extensão, inerentes à ação da URI. As especificidades no desempenho destas funções definem a missão e o atual perfil da URI – ser uma universidade pluralista, criadora e elaboradora de conhecimento, com qualidade, competência e seriedade, voltada para o desenvolvimento regional. É na identificação dos diferenciais, nas funções, nas atividades, nos propósitos que se define o caráter da URI: uma universidade regional integrada, comunitária, gerida pela comunidade acadêmica.

     Uma universidade regional integrada em duplo sentido: de um lado, por integrar comunidades de uma mesma região geográfica (norte e noroeste do RS); de outro, porque seus campi, em sua história, têm forte integração com a comunidade regional e são comprometidos com o desenvolvimento da sua região.

     Uma universidade comunitária por que sua vocação é a integração, porque esta foi a sua origem, ou seja, o resultado do trabalho espelhado na experiência das reduções missioneiras e no processo de colonização da região, onde se desenvolveu o sistema comunitário.

     Para a URI, as atividades de ensino, pesquisa e extensão são fundamentados na atuação dos Departamentos acadêmicos, a saber: 1) Ciências Exatas e da Terra; 2) Ciências Biológicas; 3) Engenharias e Ciência da Computação; 4) Ciências da Saúde; 5) Ciências Agrárias; 6) Ciências Sociais Aplicadas; 7) Ciências Humanas; 8) Lingüística, Letras e Artes – na perspectiva de criar e reelaborar conhecimentos, de ser consciência crítica da realidade, de ser agente de transformação social. Com estes pressupostos, o projeto de desenvolvimento regional constitui-se em estratégia de superação dos problemas existentes e de prevenção de problemas futuros. A ação da URI deve antecipar-se aos problemas para evitá-los e não somente reagir para solucioná-los. Produzir saber, para a URI, não é apenas resolver problemas, mas preveni-los.

     A URI é, pois, uma universidade que promove o ensino, a pesquisa e a extensão como transformadores da realidade, através de um projeto integrado que propicia o desenvolvimento regional, a ciência e a tecnologia, levando em conta o indivíduo, o saber e a verdade como princípios básicos; é comunitária porque se origina da necessidade e do anseio da população que se associa na consecução de objetivos comuns; é democrática em sua gestão, pois não defende interesses de grupos ou corporações e não pertence a grupos ou pessoas; é associativa porque as operações efetuadas em conjunto resultam em melhor qualidade de suas ações; é cooperativa porque busca o bem comum.

 

Missão

     A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões tem como missão formar pessoal ético e competente, inserido na comunidade regional, capaz de construir o conhecimento, promover a cultura, o intercâmbio, a fim de desenvolver a consciência coletiva na busca contínua da valorização e solidariedade humanas.

 

Visão

     Ser reconhecida como uma universidade de referência que prima pela qualidade, ação solidária, inovação e integração com a comunidade.

 

Princípios de Gestão

Ética

     A postura ética deverá acompanhar as ações dos dirigentes da Universidade, bem como orientar as relações pedagógicas na instituição.

Co-Responsabilidade

     A parceria na administração solidária da Universidade implica a observância das decisões colegiadas, num processo democrático que imprime caráter participativo nas ações e que envolva os segmentos da comunidade universitária e civil, num compartilhar de responsabilidades.

Formação e desenvolvimento humano competente

     A universidade busca melhorar a qualidade de suas ações, notadamente no ensino, na capacitação docente, nas relações humanas e no desenvolvimento humano, acadêmico e qualificação das pessoas.

Inovação

     A URI está aberta a mudanças e inovações científicas, tecnológicas e culturais e deverá ser capaz de responder, de forma rápida e criativa, às exigências da sociedade atual e da universalização do ensino, visando a formar profissionais empreendedores e criativos.

Compromisso Regional

     A URI, comprometida com a realidade, busca a integração com sua região. Considerando as diversidades regionais, identifica necessidades, responde a demandas, cria situações de participar da/na vida regional.