INTERCÂMBIO NO EXTERIOR
Através das experiências de intercâmbios, a URI busca oportunizar possibilidades de estudar, trabalhar, trocar e adquirir experiências e valores, estabelecer redes, conhecer outras culturas, visando sempre o desenvolvimento humano e a integração entre os povos.
Nesta página são apresentadas as principais orientações para alunos e professores interessados em realizar intercâmbio no exterior.
Objetivo Geral do Intercâmbio
Possibilitar a mobilidade de alunos e professores entre a URI e universidades do exterior, visando à realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão e à interação com outras culturas.
INTERCÂMBIO EM INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS
ALUNOS DA URI:
O processo de intercâmbio deve ser encaminhado pela Coordenação do Curso, com a concordância da Diretoria de Câmpus da URI.
INSCRIÇÕES PARA ALUNOS DA URI:
Os alunos interessados no intercâmbio devem preencher os formulários disponíveis nessa página (Inscrição, Plano de Estudos e Termo de Compromisso), anexando cópia dos seus documentos solicitados, enviando para a Reitoria da URI.
No Formulário de Inscrição para o Programa, o aluno precisa indicar o período (semestre) do seu interesse para o intercâmbio, lembrando que o ano letivo da Europa tem início em setembro (1º semestre) e o 2º semestre inicia em fevereiro.
Os alunos selecionados serão orientados, pela Reitoria, sobre o processo de inscrição na instituição estrangeira e devem entregar cópias do Passaporte e do Seguro, além do seu Histórico Acadêmico atualizado.
É importante que o aluno interessado no intercâmbio acesse o portal da instituição estrangeira para obter informações sobre o processo de candidatura ao intercâmbio e peculiaridades da universidade e do curso, além do país e da cidade onde está inserida.
Alguns requisitos importantes para o Intercâmbio conforme Regulamento da URI!
O domínio de idioma do país onde está situada a instituição que receberá o aluno para o programa de intercâmbio é imprescindível;
A participação dos alunos de graduação em programas de intercâmbio da URI está condicionada a partir do 3º semestre do curso ou segundo ano (ter integralizado no mínimo 20% de seus créditos). O aluno não pode estar cursando o último ano ou nos dois últimos semestres do curso;
Os candidatos inscritos no programa de intercâmbio serão selecionados por mérito acadêmico, de acordo com o número de vagas disponibilizadas pelas instituições estrangeiras;
O programa de intercâmbio acadêmico somente será realizado com as instituições que mantiverem acordo de cooperação com a URI para tal finalidade;
O período de afastamento do curso de graduação, para efeito de estudos de intercâmbio nas instituições estrangeiras, não pode ultrapassar 4 (quatro) períodos letivos.
INTERCÂMBIO EM INSTITUIÇÕES ITALIANAS
Sobre o convênio firmado com as instituições italianas:
A Reitoria envia os documentos dos alunos selecionados para as instituições italianas e aguarda a Carta de Aceite. Ao receber a Carta de Aceite, o aluno pode agendar a sua viagem e providenciar o Visto no respectivo Consulado. O Consulado emite o Visto para as viagens programadas até 15 dias antes do início das aulas, o qual consta na Carta de Aceite.
As instituições italianas não cobram a matrícula, mas os alunos do intercâmbio precisam desembolsar os valores referentes às taxas para obtenção do passaporte e do visto, assim como seguro, passagens, hospedagem e alimentação.
Conforme convênio firmado, cada instituição italiana aceita até 05 (cinco) alunos da URI por ano.
Abaixo, segue o quadro informando as instituições italianas conveniadas para intercâmbio e as suas áreas de destaque:

Para outras informações consulte a Reitoria da URI, Assessoria para Assuntos de Internacionalização e a página da Reitoria www2.reitoria.uri.br.
Fone: +55-54-2107-1255